quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Grito de Tribo

Olá a todos!

Espero que não estejam esquecidos, este Sábado elegemos o grito de tribo. Vamos a ver quem tem as melhores ideias!!!

Canhotas,
A Chefia.

Palestra Serra da Estrela

Meus caros,

Este próximo Sábado vamos ter o prazer de receber na sede um companheiro meu de trabalho Alexandre Trindade, com vasta experiência em trabalho na Serra da Estrela e na Antárctida. Já conta com 4 idas à Antárctida e perdeu a conta às vezes que subiu a serra da estrela. Ele irá fazer uma pequena palestra sobre a serra, porque é que ela é como é, desde formação rochosa até climas extremos, o que podemos esperar lá, etc. A palestra será pelas 17h, lá na sede, apareçam com dúvidas e muito respeitinho por um investigador português!

Saudações, esperemos que gostem desta preparação, considerem-se privilegiados e tenham os cantos arrumados para o caso dele quiser visitar os vossos espaços!

Canhotas,
A Chefia

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Lista de material para o Inverno!

Olá a todos.

Como alguns de vocês já sabem, a actividade de Natal deste ano vai ser um pouco ao fresco. Deixamos aqui REGRAS pouco comuns, mas que são para seguir à RISCA!!!

1º. Vai ser preciso tenda por patrulha. O Grupo tem algumas, mas todas as divisões vão precisar portanto gostaríamos que tentassem arranjar tenda por patrulha. A Chefia também levará uma que não do grupo.
2º. Será preciso esteiras. Sim, esteiras, não estão a ler mal. Quem não levar vai sofrer horrores com o frio que sai do granito ou da neve atenção..Cortem as esteiras para não levarem 2.20m de esteira, levem apenas esteira suficiente para o vosso tamanho, se possível um pouco menos porque a mochila será sempre a almofada de eleição e ela não precisa de ter esteira.
3º. Impermeáveis de jeito. Esqueçam o corta-vento que aguenta meia hora de chuva. Levem algo que aguente 5 horas de água em cima, em baixo e dos lados.
4º. Levem TODA a roupa dentro de sacos do lixo dos GROSSOS. Vários sacos, não queiram saber o que é ter roupa molhada durante esta actividade....
5º. Passem as botas com impermeabilizante.
6º. Levem comida para dois dias e meio já de casa. Devemos conseguir comprar comida sem problemas logo no segundo dia, mas se tivermos de desviar caminho por causa do mau tempo convém ter reservas.
7º. Bico, panela, e DUAS bilhas cheias, uma grande e uma pequena. Não vá o diabo tece-las...
8º. Logicamente, esqueçam prumos, mas um ou dois panos de tenda dá sempre jeito, e algum (pouco) sisal. Como vão carregados com tenda vejam bem o que podem levar. Não será preciso nenhuma ferramenta de corte de madeira.
9.º Bússolas obrigatórias.
10º. UMA lanterna frontal por patrulha com bateria totalmente carregada. Pode dar jeito para urgências, mas as velas serão a fonte de luz habitual.
11º. TODAS as patrulhas com apitos.
12ª.TODAS as patrulhas com estojo de primeiros socorros com ligaduras e coisas para constipações.
13º. As regras de telemóveis são as habituais, nada de novo aí.
14º. TODOS os elementos da Tribo devem levar agasalhos como deve ser. Luvas, gorro, o que quiserem dentro do sensato.

TUDO isto são precauções. Aquilo que vocês tem mesmo de levar é doses extras de bom senso. Nada disto é do outro mundo e a Tribo de Escoteiros já subiu este montinho sem problemas, na mesma altura do ano. No entanto, Escoteiro prevenido vale por três e este montinho exige muito respeito e sensatez.

Pode haver mais material ou coisas que não nos estejamos a lembrar, contamos com vocês para nos comunicarem dúvidas atempadamente, especialmente aqui pelo blog. Assim toda a gente pode ver as dúvidas que outras patrulhas podem ter também. Podemos ainda ter de fazer aqui algumas alterações ou acrescentos, portanto estejam atentos!

Estamos entendidos? Não se esqueçam, sensatez acima de tudo e iremos ter uma temporada genial!

Abraço,

Os Chefes!


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pista para este Natal!


Escala do BA

Para que ninguém tenha desculpas!! Se por alguma razão não puderem estar presentes no vosso dia informem!! E se quiserem trazer família atrás para ajudar são bem vindos!
Canhotas,
Chefia

Actividade Sábado dia 26

Olá a todos!

Caros, temos notícias! Este Sábado que vem é a nossa já habitual participação no Banco Alimentar. Como sabem, a participação de todos é importantíssima, queremos ver os exploradores em grande! A escala de serviço está no Facebook do grupo, visível para todos.
O resto das patrulhas podem (e devem) aparecer às horas normais de actividade para trabalhar nos cantos.
Entretanto, já temos o percurso do acampamento de Inverno decidido, pelo que convém que representantes de cada patrulha tem de aparecer obrigatoriamente para se informarem.
Vai ser à grande, preparem-se! Todas as indicações importantes vão ser dadas este Sábado!
Óbvio que quem estiver no Banco Alimentar terá de ser informado pelos membros da patrulha...

Boa Caça,
A Chefia

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Magusto

Olá a todos!

Já devem ter visto, mas segue o lembrete.
O Clã vai organizar a castanhada tradicional do Magusto, façam favor de trazer fome, eles tratam dos petiscos.

Canhotas,
A chefia

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Actividades de patrulha

A Chefia deseja uma boa sorte a todas as patrulhas neste próximo Sábado. Não se esqueçam de cumprir os objectivos que vocês mesmo delinearam, atenção às horas, presença na última concentração obrigatória!
Qualquer situação imprevista, pelo menos um chefe estará o dia todo pela Sede e podem em caso de emergência ligar-nos. Uma bolha nos pés, cansaço ou chuva NÃO é emergência, atenção!
Lobos, boa sorte também, avisem apenas quando começarem a actividade, para podermos fazer o acompanhamento que se combinou na sede.

Canhotas,
Os chefes